terça-feira, 17 de maio de 2011

OFICINAS DE ARTE DAC UFSC: DEMOCRACIA OU FALÁCIA?

OFICINAS DE ARTE DAC UFSC: DEMOCRACIA OU FALÁCIA?

Ao criar este blogue, declarei:

“O foco principal não será exibir as imagens por mim captadas. O objetivo é compartilhar aquilo que tenha conseguido aprender. “

Pois bem, ontem constatei mais uma vez – para reforçar meu aprendizado - que não se deve criar expectativas com relação a nada porque o preço é sofrer imensas frustrações.

Acontece que o Departamento Artístico Cultural da UFSC divulgou o seguinte:

Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC abre inscrições para novas Oficinas de Arte: Fotografia, Cerâmica e Artes Visuais

“Inscrições de 16 a 18/05
O Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC abre inscrições para três novas Oficinas de Arte: Fotografia, Cerâmica e Artes Visuais (Pintura e Técnicas Mistas). As inscrições devem feitas na Secretaria do DAC, de 16 a 18 de maio, de segunda a quarta-feira, das 9h às 18h. As oficinas acontecem entre 19 de maio e 21 de julho. [...]”

Fotógrafa amadora que sou, autodidata e de horas vagas, logo vislumbrei a possibilidade de maior conhecimento sobre o assunto. Gostei muito da ementa, do currículo da ministrante e do valor. Quanto a este último, até os cachorros e as galinhas sabem que cursos ou oficinas de fotografia não estão ao alcance de qualquer mortal em razão de seus custos. Assim, antes de terem decorrido três horas da abertura das inscrições, lá estava eu de corpo presente para fazer minha inscrição.

Ao chegar à “Igrejinha”, estava uma pessoa ao telefone. Atendia alguém que igualmente estava interessado na Oficina de Fotografia. Falou que eram só quinze vagas e que já havia uma lista de espera com quatorze pessoas, inscreveu a pessoa na lista de espera e passou a me atender. Disse que não havia mais vagas, que não estava assegurada uma nova turma, etc e tal. Todo o discurso era no sentido de desestimular a inscrição em lista de espera. Insisti e me inscrevi, de próprio punho, na dita lista. Saí, mas lembrei do detalhe de que “As inscrições devem feitas na Secretaria do DAC, de 16 a 18 de maio, de segunda a quarta-feira, das 9h às 18h.”
Ora, se as inscrições devem ser feitas na secretaria do DAC, isto igualmente valeria para uma lista de espera caso viesse a se admitir uma nova turma. Voltei e fiz esta colocação, mas não surtiu efeito. Sendo eu a 16ª pessoa da lista, estaria fatalmente de fora. Fique p da vida e saí remoendo aquele desrespeito.

Por outro lado, se só existem quinze vagas, é uma puta falta de democracia privilegiar quem chegou primeiro, até porque nem todos moram ao lado da UFSC e temos sérios problemas de mobilidade urbana em Florianópolis. Se o DAC abre três dias para inscrições às oficinas, deve, pois, aceitar todas as inscrições e proceder a um sorteio público destas vagas. Se assim não for, passo a crer que é apenas uma aparência de oportunidade a todos, ou seja, trata-se de uma falácia.

Um comentário: